Tecnologia
drones por satélite

Drones por satélite: aplicações comerciais e benefícios

A tradução de imagem para informação pode se apresentar como uma verdadeira aliada no bom desenvolvimento de aplicações comerciais. Novas projeções neste segmento estão surgindo, conheça tudo sobre o controle de drones por satélite!

O principal objetivo dos estudos tecnocientíficos é permitir avanços para ampliar a forma que essas tecnologias são usadas. Dentro disso, podemos destacar as indústrias de satélites, que proporcionam grandes projeções aos setores comerciais.

No artigo anterior, falamos sobre 3 aplicações do satélite. Hoje, falaremos sobre os drones por satélite e como eles já estão transformando diversos segmentos.

A principal finalidade dos drones por satélite é proporcionar a coleta de imagens a longa distância. Ou seja, não será mais necessário ficar limitado a um raio de longitude para controlar esse equipamento.

Desta forma, é possível usar imagens para obter dados e conhecimentos totalmente precisos e necessários, auxiliando o desenvolvimento de diversos setores, como: transporte, energia e infraestrutura.

Segundo David Tait, chefe interino da equipe de inovação da CAA, o vôo de um drone além da linha de visão é “um divisor de águas”. Saiba mais sobre isso a seguir!

 

Drones por satélite em aplicações comerciais

As projeções apontam para novos desdobramentos nas aplicações comerciais a curto prazo. Em breve, os drones por satélite serão comumente utilizados, visto que seus benefícios são notáveis em diversos setores (principalmente no alimentício e da saúde).

Através dele, é possível fornecer dados mais completos do que seria possível por outros meios. Esse equipamento é ainda mais importante quando falamos das atividades operacionais de precisão.

Segundo estudos realizados pela consultora PwC, as soluções oferecidas por drones são “mais adequadas para setores que necessitam de mobilidade e elevada qualidade de dados”. Especificamente, as empresas que gerem ativos dispersos em grandes áreas”.

Este estudo também afirma que os setores de manutenção de infraestrutura e o setor agrícola podem se beneficiar de maneira significativa com a implantação de drones por satélite.

 

Drones por satélite no setor agrícola

Um exemplo, no setor agrícola, é a possibilidade de visualizar todos os detalhes da lavoura, abrangendo cada metro quadrado de cultivo com o fornecimento de imagens de qualidade.

Através destas, será possível adquirir informações mais precisas, garantindo ganho de eficiência, redução de custos e menor impacto ambiental.

Empresas agrícolas que visam monitoramento eficiente, atualmente, formam as chamadas agriculturas de precisão. Os drones por satélite podem contribuir, significativamente, para este setor.

A sua aplicabilidade poderá ser realizada através das seguintes maneiras:

  • Através de rotas pré-determinadas;
    E sobre o controle, podendo fazer a mudança do curso.

Além disso, você pode conhecer mais sobre o drone no setor agrícola neste outro artigo.

 

Uma breve descrição de como funcionam os drones por satélite

O desenvolvimento dos drones por satélite requer avançadas tecnologias, através de sistemas de inteligência artificial fornecidos por softwares específicos de controle de vôo.

Assim, é possível alcançar grandes distâncias e isso não depende do controle manual, mas sim do controle por meio dos satélites.

Para isso, está sendo desenvolvido um modem que possui latência baixa e banda de tráfego eficiente para, inclusive, transferir a imagem de vídeo que o drone está fornecendo.

Os drones comuns, aqueles famosos dispositivos relativamente acessíveis, são  operados há poucos quilômetros e fazem a utilização de vídeos remotos que fornecem imagens equivalentes à visualização da cabine de um avião.

Esses drones comuns possuem um raio limitado de distância para controle.

Em contrapartida, os drones por satélite permitem a visualização de imagens a longa distância, pois os satélites estão presentes em toda a superfície terrestre. Isso proporciona maior qualidade de imagem, o que pode ser traduzido em dados precisos.

 

Benefícios das entregas com drones

Como já explicitado anteriormente, os drones contribuem para diversos setores. Esse equipamento, que foi há muito tempo utilizado pelos militares com o foco na segurança, atualmente está sendo inserido em empresas, inclusive como forma de transporte.

Essa proposta está diretamente relacionada, principalmente, ao transporte de mercadorias para áreas de difícil acesso ou de riscos, como também, para atender demandas urgentes.

Dentre os principais benefícios das entregas com drones podemos destacar:

1 – Eficiência no transporte de mercadorias

Esta proposta abrange diversos setores, tanto para entrega de deliveries, quanto para produtos de alto valor, como medicamentos ou até órgãos a serem transportados.

A eficiência no transporte de mercadorias está relacionado à agilidade e otimização do tempo na entrega de produtos, além de fornecer baixo custo, visto que não será necessário depender de combustíveis.

2 – Monitorar operações

Os drones também podem ser utilizados para monitorar serviços de carregamento e descarregamento  de materiais.

Além disso, os drones também permitem identificar possíveis problemas nas operações, que podem proporcionar ações corretivas de melhorias.

3 – Melhorias no Last Mile

Isso significa garantir a saída do produto, com toda segurança, diretamente para as mãos do consumidor.

Na prática, o drone por satélite proporciona certeza de que o produto vai chegar sem ser danificado e com total eficiência – o que contribuirá, significativamente, para a fidelização daquele cliente.

4 – Controle do estoque

Os drones também podem ser utilizados para o controle do estoque. Por meio dele, é possível que toda a contabilização do produto seja otimizada.

Isso ocorre pela contagem do código de barras ou volume em conjunto, agilizando todo o processo. Além disso, proporciona dados totalmente precisos.

 

Investir é projetar!

Todo investimento vem acompanhado de novas projeções, afinal, quando nos dedicamos a inovações, conhecimentos e aprimoramentos esperamos que novas perspectivas surjam!

As tecnologias estão presente em nosso cotidiano para provar isso; por que não estaria em nossas empresas? Podemos ir além: por que não avançar juntamente com ela?

Os drones controlados por satélites são reflexos dos grandes avanços que o setor tecnológico pode proporcionar para o bom desenvolvimento de uma empresa!

Se você tem como principal objetivo, melhorias, qualidade, eficiência e precisão, não pode ficar para trás.

Através deste artigo, você pôde perceber o quão é importante estar atento às novidades que surgem no mercado. Sabemos que as demandas estão cada vez mais exigentes.

Vamos caminhar juntos nesta nova perspectiva? Para conhecer mais sobre os nossos serviços entre em contato conosco, estamos aqui para te auxiliar!

Gostou deste artigo? Deixe seu comentário!

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *