Tecnologia
BSN_BLOG_quanto_custa_um_satelite_blog

Quanto custa um satélite? Saiba se serve para a sua empresa agora!

Com o objetivo de observar facilmente grandes regiões de terra, mesmo em locais distantes, o monitoramento via satélite tem se tornado uma ferramenta essencial para todo o setor agrícola. Mas quanto custa um satélite? Saiba mais agora!

Através do monitoramento via satélite, é possível observar dados que ampliarão, significativamente, a produtividade e sustentabilidade do agronegócio.

De acordo com as informações e praticidade fornecidas por meio dos satélites, é possível monitorar a produtividade e a eficiência durante toda a jornada de produção, por meio de técnicas e dados precisos.

Atualmente, a inserção de satélites em diferentes setores tem se tornado mais frequente, já que ele proporciona uma gestão, comunicação e localização mais inteligentes.

A sua implementação não é exatamente barata, porém, se levarmos em consideração todos os benefícios que esta ferramenta proporciona, o custo benefício é gigante.

No entanto, os preços relacionados a essa modalidade estão se tornando cada vez mais acessíveis, visto que a demanda está crescendo – e tudo em grandes proporções tende a se tornar menos custoso.

Se você só tem o interesse de saber quanto custa um satélite, pule para o fim do artigo. Mas se quer descobrir se a implementação desta modalidade é, de fato, benéfica, leia tudo!

 

Satélite x fibra óptica: qual a melhor alternativa?

A fibra óptica trata-se, basicamente, de uma modalidade de conexão fundamentada em dados que funcionam à velocidade da luz.

Sua implantação é constituída por cabos de fibra, revestidos de vidro ou plástico, que possuem um material refletor e uma camada externa para a proteção.

Já a conexão via satélite é transmitida através de satélites no espaço. O que elimina a necessidade de infraestrutura de cabos na sua instalação.

Logo, sua implantação permite o alcance de conectividade em maiores áreas, como também em regiões mais afastadas e menos favorecidas, em comparação aos grandes centros urbanos.

 

Vale ressaltar os seguintes benefícios dos satélites:

  1. Mobilidade de sinal: pode ser utilizado em qualquer ambiente, mesmo em movimento, dentro carro, ônibus, entre outros.
  2. Velocidade de conectividade e alta transferência de dados.
  3. Para compreender qual é a melhor opção para o seu negócio, é necessário considerar os reais interesses, necessidades e objetivos.

 

Comparativo satélite x fibra óptica

1 – Infraestrutura:
A fibra óptica requer uma infraestrutura de cabos, de Wi-fi, GPS, como também, grandes projetos com torres, soluções de mapeamento, equipes de manutenção, entre outros, para que consiga alcançar uma grande área.
Em contrapartida, a conectividade via satélite precisa apenas de um equipamento, pois seus dados são fornecidos por um satélite, que já está lá em cima pronto para transmitir essas informações!

2 – Cobertura:
Em comparação a fibra óptica, podemos afirmar que os dados via satélite garantem maior cobertura, principalmente para regiões mais distantes.
Isso se dá pelo fato de seu fornecimento estar atrelado a um satélite que alcança todos os pontos da terra, então não existe pontos de sombra – em casos de catástrofes, por exemplo, os satélites continuam funcionando.
Esses benefícios são ainda maiores quando falamos dos satélites de órbita baixa, que são os mais indicados para o agronegócio, pois necessitam de menos potência e promovem maior velocidade de conexão.

Veja aqui como funciona os tipos de satélite

3 – Custo benefício:
Se levarmos em consideração o custo com instalação, manutenção, equipamentos, mão de obra, entre outros, o custo anual do satélite se torna ainda mais favorável.

Não basta saber quanto custa um satélite apenas, se seu desejo é realmente fazer uma gestão, rastreamento inteligentes com localização real e imediata para ter apoio na tomada de decisão…
É preciso, primeiro de tudo, saber que esse investimento é menos dispendioso do que outras soluções dentro do período de 1 ano.

Além disso, ao fechar parceria com uma empresa como a Blue Sky Network, você garante não só o equipamento para se comunicar, mas uma solução completa para te apoiar daqui pra frente. [Saiba aqui]

 

Uso de satélites no agronegócio

Os satélites estão afetando o agronegócio de forma extremamente positiva e eficaz. Através dele, é possível desenvolver ações que, de fato, proporcionam grandes desenvolvimentos para todo o processo de produção.
A seguir, listamos as funcionalidades e benefícios significativos que esta ferramenta pode proporcionar no agronegócio, confira:

1 – Gerenciamento de água:
Através das informações fornecidas pelo monitoramento satelital, é possível saber onde a água precisa ser distribuída de forma precisa.

O que contribui, significativamente, para a redução de desperdícios, e aumento da economia.

Sabemos que a economia de água influi não somente em lucros ao agricultor, mas como também, em benefícios para toda a comunidade em geral e para o meio ambiente.

2 – Monitoramento da saúde do cultivo:
A utilização de satélites proporciona a capacidade de detectar condições de cultivo em grandes áreas.
Através dele, é possível que o agricultor conheça as possibilidades e condições características do solo, como também monitorar o crescimento e os requisitos de solo e irrigação.

3 – Previsibilidade do tempo:
Sabemos que o cultivo está totalmente atrelado aos eventos climáticos. Portanto, para os agricultores, estar ciente das previsões climáticas é essencial.
Através da inserção de satélites, há a possibilidade de adquirir dados que forneçam previsibilidade do tempo, o que permite que eles se preparem previamente e estudem as melhores possibilidades climáticas de plantio.

4 – Rotas ideais:
Tratores ou máquinas que possuem monitoramento via satélite possuem um sensor capaz de calcular as melhores rotas.

Isso provoca otimização do tempo, eficiência e redução de desperdícios.

5 – Melhor rendimento dos fertilizantes:
Através dos dados fornecidos pelos satélites, é possível que o agricultor aplique as quantidades corretas dos fertilizantes.

Isso é possível, pois os seus dados são precisos, fornecendo informações corretas sobre as especificidades de cada cultivo.

 

Quanto custa o satélite para a sua empresa?

Se você chegou até aqui, tenho certeza que compreendeu o quanto este investimento é valioso para o bom desenvolvimento de seu negócio.

Uma breve leitura já abre espaço para compreender que a inserção de conectividade via satélite não se trata de um gasto ou custo, mas sim de um investimento, que reflete em benefícios significativos.

Agora você só precisa encontrar os parceiros perfeitos, que te auxiliem neste novo investimento. E nós estamos aqui para isso!

Nosso sistema de gerenciamento fornece rastreamento, conexão, comunicação e todos os benefícios citados ao longo deste artigo, através da conectividade via satélite.

Se você está aqui é porque tem o interesse de saber quanto custa um satélite. Como já explicitado anteriormente, o satélite já está presente no espaço, você apenas precisará de um aparelho que garante a conectividade e do uso das nossas soluções inteligentes.

Para saber mais sobre este assunto e nossos serviços, entre em contato conosco, estamos aqui para te auxiliar nesta caminhada rumo ao sucesso!

Você também pode ver um vídeo do nosso General Manager, Arnaldo Vasconcelos, clicando aqui.

 

Postado por BlueSky Network Brasil

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *