Sem categoria
BSN_BLOG-Uso-de-satelites-em-frotas-terrestres-maritimas-e-aereas1

Uso de satélite em frotas aéreas, marítimas e terrestres

A utilização de rastreamento com tecnologia via satélite em frotas tem se tornado uma opção altamente segura e econômica. Através dela, é possível obter melhorias efetivas em todo o desenvolvimento das indústrias. Entenda o porquê!

O monitoramento via satélite para frotas é uma tecnologia que torna possível localizar todos os ativos, obter dados do curso dos veículos de qualquer lugar e se comunicar com os ativos em tempo real.

Logo, a sua inserção promove novas possibilidades de estratégias na sua gestão. Para que o gestor possa acessar os dados do monitoramento via satélite, é necessário que ele use também um software desenvolvido com esta finalidade.

O equipamento de rastreamento por satélite em frotas e sistema de controle de dados são indicados para todas as empresas que possuem frotas próprias.

Através das aplicações de satélites em frotas, é possível reduzir possíveis erros, calcular rotas adequadas, controlar a jornada de trabalho, entre outras tarefas que seriam mais custosas sem essa tecnologia.

Um dos principais fatores que justificam o aumento da demanda da utilização de satélites em frotas também é a sua eficácia em para prevenir roubos de veículos e cargas, como também, possibilitar a sua recuperação através de rastreamentos.

Neste artigo, separamos informações valiosas sobre as aplicações de satélites em frotas no setor de aviação, marítimo e terrestre. Acompanhe!

Principais vantagens do satélite em frotas

Outro fator importante, é que este método proporciona cobertura em todos os locais e em qualquer circunstância – até nas regiões mais distantes.

A seguir listamos as principais vantagens das aplicações de satélites em frotas, confira!

1 – Redução de custos

Através desta tecnologia, é possível calcular rotas otimizadas, o que reduz, significativamente, os custos com combustíveis, jornada de trabalho, manutenção e reparos de transportes.

2 – Monitoramento da rota do condutor

Este sistema também possibilita o registro do curso do condutor. Além disso, cataloga a incidência de multas, infrações e até desvios das rotas.
Isso permite que o gestor obtenha dados importantes e desenvolva estratégias eficientes de melhorias em rotas e na área de logística.

3 – Monitoramento da segurança e gestão

Um dos principais benefícios fornecidos por este sistema é o monitoramento da segurança dos veículos (aéreos, marítimos ou terrestres) das cargas e dos condutores.

A cada 1 minuto, um veículo é furtado em nosso país. No entanto, este sistema permite a redução de furtos, pois através dele é possível rastrear a localização do transporte roubado.

Além de fornecer a localização do transporte em tempo real, ele também fornece informações sobre a velocidade mantida, as frenagens bruscas, a incidências de acelerações, entre outros.

Isso contribui não só para a segurança do veículo e ativo, mas também para as ações corretivas que visam a segurança do condutor e das cargas.

Aviação

Os veículos aéreos também necessitam de um monitoramento constante durante todo o seu trajeto; esses dados precisam ser coletados por um satélite, já que o GSM é voltado para o solo.

Ou seja, só é possível ter cobertura, devido a altitude, por meio dos satélites.

Mas se a sua frota é de helicópteros, é possível trabalhar com o dual modem, (GSM e Satélite), o que garante melhor cobertura – vale ressaltar que a utilização do satélite é primordial, garantindo a segurança da comunicação até em casos de catástrofes naturais.

Como funciona?

Este mecanismo funciona da seguinte maneira: em vez de aviões enviarem as informações de localização aos centros de comando no solo, os dados são enviados para o satélite.

Desta forma, é garantindo uma cobertura completa, mesmo em locais distantes e de difícil comunicação.

O sistema proporciona informações sobre os detalhes das aeronaves em tempo real, o que permite monitoramento constante, independente da situação ocorrida.

Alguns dos principais objetivos são: segurança, aumento da eficiência no planejamento de rotas e a obtenção de dados que podem ser transformados em métodos de economia.

Marítimo

O monitoramento marítimo garante segurança e produtividade de todos a bordo, mesmo em situações inesperadas, como tempestades imprevisíveis e regiões distantes.

Ou seja, o rastreamento via satélite cobre toda a superfície do planeta e em qualquer circunstância. A verdade é que a rede de satélites Iridium, usada pela Blue Sky Network, tem a maior cobertura MUNDIAL.

Sabemos que o curso em rotas marítimas pode sofrer imprevisibilidades; manter suas operações no rumo certo é essencial para a otimização de todo o processo, e para isso, faz-se necessário as aplicações de satélites em frotas.

Além de fornecer segurança, a inserção deste sistema também possibilita comunicação a bordo.

Principalmente em frotas maiores, a comunicação confiável é um diferencial para o gerenciador de frotas, pois, através dela, é possível otimizar o tempo e atender as demandas de forma eficiente.

A cobertura GSM alcança grande parte da costa marítima brasileira, no entanto, ela é restrita a determinadas áreas de distância. Portanto, em regiões mais afastadas, não será possível obter dados de cobertura GSM. Nesses casos, o satélite é a única alternativa.

Aconselhamos também uma opção mais segura: a utilização de equipamentos Dual Modem (Satélite e GSM).

Assim, o navegador usará a rede que obtiver maior sinal.
Se o gestor de frotas marítimas depende de qualidade, segurança e integridade de informações, precisa contar com mais de um sistema de frequência e os equipamentos da Blue Sky Network são os mais indicados.

Terrestre

O satélite em frotas é frequentemente utilizado em Dual Modem; pela nossa experiência, podemos afirmar que essa é uma ferramenta indispensável para o controle e segurança dos veículos.

Essa utilização de Dual Modem (GSM e Satélite) é a mais comum no monitoramento de frotas terrestres, pois, dependendo do ponto de acesso, há a possibilidade de não obter cobertura.

Usar esse equipamento é sinônimo de garantir os recursos necessários para o bom desenvolvimento da frota.

Além disso, o sistema permite:

– Criar rotas otimizadas em tempo real;
– Dados precisos sobre a velocidade, percurso e informações importantes de telemetria;
– Estratégias de redução de gastos, como economia de combustíveis, por exemplo;
– Dados sobre a degradação dos pneus;
– Criação de áreas restritas para tráfego;
– Relatórios sobre percursos anteriores, com todos os dados possíveis (dia, horário, velocidade, motor etc), o que possibilita estratégias de gestão e controle da jornada de trabalho.

Soluções de satélite em frotas

Se você acompanhou o nosso artigo até aqui, tenho certeza que compreendeu a importância das aplicações de satélites para frotas, seja ela aérea, marítima ou terrestre.

Todo investimento realizado de forma responsável permite alcançar resultados surpreendentes; quando se trata do sucesso de uma empresa que trabalha com o transporte, o monitoramento eficaz e seguro é essencial.

Uma organização que pretende se desenvolver ainda mais a curto, médio e longo prazo, não utiliza apenas a redução de riscos com seguros, mas usa uma ferramenta ainda mais valiosa: a informação.

Para isso, você precisa encontrar parceiros que te auxiliarão nesta jornada. Sabemos que atualmente o mercado demanda avanços; a competitividade está presente e seu negócio não pode ficar para trás.

O auxílio técnico especializado e novas estratégias de gestão são fatores primordiais para alcançar o sucesso. Se quiser saber como podemos te ajudar com o satélite em frotas terrestres, marítimas e aéreas, entre em contato.

Te aguardamos aqui no próximo conteúdo, até lá!

Postado por BlueSky Network

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *