Tecnologia
utilização de satélites para loT

Utilização de Satélites para IoT: por que essa união é essencial?

Atualmente, as inovações desenvolvidas por satélites têm sido ampliadas para diferentes setores. Estudos tecnocientíficos garantem que os mesmos são elementos primordiais para a indústria do loT. Confira neste artigo o porquê!

O loT (internet das coisas), faz referência a inovações tecnológicas, que tem por finalidade conectar os itens utilizados diariamente à rede mundial de computadores.

Alguns exemplos são a utilização de eletrodomésticos, meios de transportes, maçanetas, totalmente conectados e monitorados pela internet através de smartphones e computadores.

O objetivo é que o mundo físico e o digital se unam cada vez mais, trazendo facilidades e benefícios a diversos segmentos das relações humanas.

De acordo com Márcio Tiago,  diretor da Yahsat, “O internauta brasileiro é diferente dos demais. A sua demanda é muito maior do que a de usuários de outros países”.

Ele afirma que o Brasil possui grandes demandas de interesse na utilização da conectividade. Segundo ele, o brasileiro adora usar a internet, o que exige mais capacidade tecnológica e isso só é possível a partir de satélites.

Neste artigo, separamos informações valiosas sobre a utilização de satélites para loT, confira!

 

O que é IoT?

A abreviatura vem do termo inglês “internet of things” ou, em português, “internet das coisas”.

Este termo surgiu 1999, quando Kevin Ashton, um pesquisador britânico, fez uma apresentação para executivos da Procter & Gamble com o título “Internet das Coisas”.

Dez anos depois, Ashton escreveu o artigo “As coisas da Internet das Coisas”. Por meio dele, o pesquisador trouxe novas concepções à falta de tempo presente na humanidade e o quanto a internet pode auxiliar a suprir esta lacuna.

Os dispositivos tecnológicos podem ser fortes aliados na substituição de tarefas, que levariam mais tempo sendo realizadas por mãos humanas.

A Internet das Coisas é constituída por uma rede extensa de objetos que são utilizados para fins específicos, como veículos, celulares, geladeiras, entre outros. Ou seja, dispositivos que auxiliam nas atividades do dia a dia, e que estão conectados à rede online.

Portanto, podemos afirmar que este termo engloba diferentes tecnologias, e que são extremamente relevantes, em diversos setores. Como por exemplo: no uso de rastreamento de veículos por satélite, economia de energia, saúde, finanças etc.

Em suma, o loT se refere a um conjunto de dispositivos que estabelecem conexão entre si, com a finalidade de obter informações e alimentar o próprio sistema, atuando assim de forma independente. O principal objetivo é atender às demandas das atividades humanas.

 

Satélite e IoT: 5 aplicações

A internet das coisas está implementada desde a logística de uma empresa até a segurança pública de uma cidade.

Com a utilização de satélites para loT, é possível acompanhar em tempo real uma frota de veículos, por exemplo, o que, consequentemente, proporciona segurança, eficiência e economia para a empresa.

Destacamos abaixo as diferentes aplicações da utilização de satélites para loT em diferentes segmentos. Veja!

1 – Monitoramento da natureza

Os estudos realizados sobre os impactos na flora e fauna brasileira tem tomado novas proporções e também utilizado diferentes ferramentas para ter maior precisão nos resultados.

Através do loT, com a utilização de microchips, é possível monitorar e rastrear animais ameaçados de extinção, por exemplo.

Esse monitoramento também pode ser aplicado em reservas, parques, rios, etc., através de câmeras que captam imagens do ambiente e proporcionam dados a serem estudados.

2 – Aplicações Residenciais

Através de sistemas de automação residencial, é possível controlar eletrodomésticos, temperatura do ambiente, sistemas de segurança, janelas, portões, entre outros.

A sua residência pode reagir à sua presença, e se adequar às suas necessidades e preferências.

A “Casa Inteligente” parece coisa de filme (e até pouco tempo, realmente era), mas está se tornando cada vez mais aplicado em novas construções e, em breve, será comum.

3 – Controle de segurança em cidades

Através da utilização de satélites para loT, também é possível gerenciar e controlar a segurança de uma cidade.

Esta ferramenta pode estar inserida no trânsito, conectados ao centro de controle, proporcionando agilidade e fluidez.

Na segurança pública, esta tecnologia pode estar presente através do monitoramento de câmeras, agindo de forma preventiva.

4 – Saúde

Dispositivos podem monitorar dados relacionados à saúde de um indivíduo, como, por exemplo: medição da pressão sanguínea, monitoramento dos batimentos cardíacos, entre outros.

Os dados fornecidos pelos aparelhos também podem estar conectados ao plano de saúde ou centros hospitalares.

Essa conexão vai facilitar, significativamente, todo o processo de tratamento, como também o fornecimento de dados para ações preventivas.

5 – Marketing

Através das informações e dados coletados por dispositivos conectados à rede, é possível desenvolver conhecimentos de preferências de um determinado grupo.

Isso te ajuda a melhorar suas estratégias de marketing, com informações que revelam o perfil de um possível cliente, com o público alvo bem desenhado e estudado, tornando possível alcançar potenciais consumidores.

 

Utilização de Satélites para loT

Segundo estudos realizados por empresas de pesquisas, estima-se que a utilização de conexões ultrapassem 20 milhões nos próximos anos.

Carros, casas, empresas, gerenciamento de cidades, indústrias e outros diversos setores conectados a internet das coisas (loT), se apresentam em uma crescente, o que exige conectividade eficiente!

Toda esta demanda, em diversos segmentos, exige um extenso volume de dados, o que é uma preocupação aos operadores – principalmente em regiões que apresentam necessidade crítica de infraestrutura, como os ambientes rurais distantes.

 

A utilização de Satélites integrados a Internet das Coisas é primordial

Por meio da alta cobertura dos satélites, é possível alcançar regiões distantes com comunicação eficiente, monitoramento de operações, localização e relatórios em tempo real, entre outros benefícios [confira neste outro artigo].

Com a utilização de satélites para loT, é possível abranger toda a região terrestre, marítima e aérea – a gestão de frotas, por exemplo, se beneficia muito dessa tecnologia.

Sua principal facilidade é o fato de não necessitar de infraestrutura, apenas de um aparelho que receba os dados fornecidos pelos satélites.

Podemos afirmar que o loT não poderá existir sem satélites.

E o principal objetivo de quem estuda sobre o futuro deste segmento é desenvolver ferramentas que visam usar o máximo de potencial que os satélites podem oferecer.

Como podemos observar ao longo deste artigo, a utilização de satélites para loT é primordial para as empresas, cidades, como também para todo o nosso cotidiano.

Como explicitado acima, sua utilização garante tecnologia de qualidade e que abrange todo território brasileiro promovendo, consequentemente, grandes benefícios a diversos segmentos.

Se você chegou até aqui, temos certeza que pôde compreender mais sobre a necessidade iminente de usar essa tecnologia na sua empresa.

Tem alguma dúvida sobre o conteúdo? Deixe seu comentário e vamos te ajudar!

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *